Localizada numa Área de Proteção Ambiental (APA) e, considerada como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO, Itacaré esbanja beleza e biodiversidade. Nesse contexto, surge o turismo, inicialmente motivado pelo surf, para em seguida expandir de outras formas.
Sabemos que a indústria da hospitalidade traz consigo impactos e por isso, buscamos cuidar, proteger e regenerar ecossistemas através de iniciativas que tenham a inclusão socioeconômica e a sustentabilidade como pilares.
Compensação de gases de efeito estufa (GEE) associada ao protagonismo de comunidades tradicionais, destinação de resíduos para reciclagem e compostagem, incentivo de paisagismo de praças públicas com plantas nativas e limpeza/preservação das praias urbanas como intervenção de educação ambiental e promoção a economia circular são ações que realizamos/apoiamos para criar impactos positivos em nosso meio ambiente e em nossa comunidade.
Turismo CO2 legal é um mecanismo de compensação de Gases de Efeito Estufa (GEE) para conservar e regenerar a Mata Atlântica com a participação de comunidades tradicionais, fomentando seu desenvolvimento socioeconômico. Além do pagamento pelos serviços ambientais (PSA) destinado às famílias participantes do projeto, criamos a oportunidade para que a produção agrícola, como hortaliças, cacau, cupuaçu e seus derivados, sejam comprados pelo Barracuda Hotel e Villas conforme a sazonalidade de cada produto.
VOLTAR PARA O TOPO
Uma jornada desafiadora iniciada em 2021 para a redução de resíduos em equipamentos turísticos da cidade, rumo às melhores práticas e destinação correta dos resíduos, buscando a consciência ambiental através da educação continuada de seus colaboradores e o fortalecimento do centro de triagem e econegócios de Itacaré, associação local de reciclagem, impactando diretamente na melhoria de vida de mais de 30 famílias que trabalham no local através da economia circular.
Em 2024, o Barracuda Hotel & Villas iniciou seu compromisso Rumo ao Lixo Zero trazendo essa tecnologia para o empreendimento, gerando uma mudança de atitude ao destinar seus resíduos recicláveis ao centro de triagem e econegócio de Itacaré e seus resíduos orgânicos a Somar Compostagem.
Após a parceria com a Somar Compostagem, foi reduzido até 50% dos resíduos orgânicos que iriam para o aterro sanitário, com uma redução significativa na emissão dos gases de efeito estufa - GEE, e aproximadamente 25% dos resíduos recicláveis, oferecendo uma hospedagem mais satisfatória para o público que se preocupa com a responsabilidade socioambiental.
VOLTAR PARA O TOPO
Projeto iniciado em junho/2021 a fim de propor soluções para a gestão de resíduos
na Praia do Resende.
A partir de diagnósticos participativos junto aos cabaneiros na praia e ao público frequentador, foi possível elaborar um código de conduta consciente para o local. Em oficinas de mobilização os cabaneiros da praia foram capacitados para atuar mais proativamente na varrição, triagem, embalagem e destinação correta de seus resíduos.
Instalamos sinalização educativa, bituqueiras e lixeiras na praia, destinadas à
separação dos resíduos.
De modo a facilitar a coleta, foram instaladas na rua de acesso à praia duas estruturas adequadas para o armazenamento dos resíduos (cascas de coco, materiais recicláveis e rejeitos). Os rejeitos são coletados pelo serviço municipal e os materiais recicláveis são coletados pelos agentes sanitários da Associação Vitória.
O monitoramento foi realizado semanalmente pela equipe do IYI e voluntários, que juntos sensibilizaram o público frequentador da praia, aferiram o volume e peso de resíduos gerados, além de realizarem expedições mensais para registro fotográfico e captura de microlixo na areia, costões rochosos e trilhas.
O termo microlixo se refere a pequenos resíduos ou fragmentos de itens industrializados, que quando jogados no ambiente são levados pelo vento e pelas águas, causando poluição. Os principais constituintes de microlixo identificados na Praia do Resende são isopor, pequenos plásticos, lacres metalizados, tampinhas, cacos de vidro e bitucas de cigarro. Esses resíduos são confundidos com alimentos e causam a morte - por asfixia e envenenamento - de milhares de animais aquáticos, diariamente, no mundo todo.
Cada pessoa é responsável por destinar corretamente seus resíduos.
Colabore também para manter nossa praia + limpa!
VOLTAR PARA O TOPO
Contribuímos para revitalização paisagística nas áreas urbanas de Itacaré, incluindo plantas nativas representativas da flora local, buscando assim aproximar moradores e turistas da Mata Atlântica e difundir conhecimentos sobre a conservação da biodiversidade.
Itacaré + verde é um modelo viável de parceria público-privada amparada pela Lei Municipal de Adoção de Praças 346/2019.
A Praça Santos Dumont (mais conhecida como Praça dos Cachorros) é a estreante do Itacaré + verde. O projeto foi elaborado em processo colaborativo a partir de diálogos e oficinas de integração com frequentadores da praça, empreendedores locais, representantes de entidades culturais e de órgãos públicos. Como resultado o jardim recebeu fertilização orgânica dos canteiros, as áreas de convívio foram equipadas com placas educativas, luminárias, bancos para repouso, recipientes para resíduos recicláveis e rejeitos.
O mutirão de plantio foi precedido de um divertido e informativo bate papo conduzido pelo Biólogo e Paisagista Eduardo Gonçalves sobre a importância de conhecer e preservar nossa biodiversidade.
Em seguida foram plantadas novas árvores, arbustos, forrações e epífitas, todas de espécies locais. Foi uma verdadeira festa ecológica, com ``jovens´´ de todas as idades.
A inauguração foi celebrada com a chegada da primavera, em setembro de 2021.
Mudanças positivas acontecem quando a comunidade organizada, empresários e órgãos públicos trabalham juntos!
O programa Itacaré + Verde está aberto a colaborar com iniciativas populares de revitalização de áreas verdes de uso público em Itacaré.
VOLTAR PARA O TOPO
Rua Ataíde Setúbal, 242 - Centro - Itacaré – BA - Brasil
CEP: 45530-000
contato@institutoyandeitacare.org
+55 73 998 459 900
@institutoyandeitacare